No dia 24 de novembro vivemos uma manhã de sábado bem diferente! Alunos, professores e convidados comemoraram com muitas atividades o dia da Consciência Negra. A professora de História, Kátia Maluf, iniciou as homenagens com um breve histórico dos negros no Brasil e fazendo uma reflexão sobre seu importante papel para a cultura brasileira. Depois, uma de nossas convidadas, a bisneta de Dona Aparecida do Pênfigo falou um pouco do convívio com a avó e de sua aprendizagem nele. Ainda tivemos a assistente social do “Lar da Caridade” trazendo um pouco de seu trabalho para a sociedade uberabense e brasileira como um todo. Por fim, a professora de Português, Luana Gerolin, passou um filme que homenageava Dona Aparecida finalizando a manhã de uma forma muito sensível e bonita!
A professora Maria Madalena, uma das presentes nessa manhã, falou: “Foi muito interessante o momento de discussão coletiva! Principalmente, porque pudemos contar com a presença da bisneta de Dona Aparecida que muito enriqueceu o momento com informações sobre o legado da nossa homenageada!” e ainda completou “Compartilhar diferentes estratégias dá ao aluno a oportunidade de aprender de forma diferente e eficaz!”
São momentos assim que nos elevam e nos dão consciência de como todos somos parte de um todo tão diferente e uno. Parabéns ao dia da Consciência Negra!
(Texto criado por Daniella dos Anjos e Maria Madalena Silva
publicado por Daniella dos Anjos)