quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Culminância do Projeto Comemorativo
do dia da Consciência Negra


Estamos ansiosos pela culminância do Projeto Comemorativo do dia da Consciência Negra (20/11) que acontecerá no próximo dia 24 de novembro. Nela, contaremos com a presença de familiares de Aparecida Conceição Ferreira (Dona Aparecida do Pênfigo) que será homenageada em nome de todos os representantes da raça negra.

“Dona Aparecida era enfermeira no Isolamento da Santa Casa de Misericórdia de Uberaba, atual Hospital Escola, em meados de 1945, quando, por decisão do Hospital, a ala destinada ao tratamento das pessoas acometidas pela doença do Pênfigo, ou Fogo Selvagem, foi fechada. “O tratamento era difícil, dispendioso e a doença era desconhecida. A maioria das pessoas achava que era contagiosa”, conta Eliana Costa Vieira, amiga de Aparecida e funcionária da entidade há 18 anos. “Ela pegou as 12 pessoas que estavam lá e levou para sua casa de três cômodos. Sem contar com a ajuda do povo de Uberaba, Vó Cida passou a viajar para São Paulo para pedir esmolas”, completa.

Segundo Eliana, a amizade com o médium Chico Xavier foi fundamental para que as doações ao Lar fossem aumentadas e a instituição crescesse de forma rápida. Em 1957, o novo prédio foi construído e pessoas de várias cidades do Brasil vinham a Uberaba para buscar tratamento. “Foi um trabalho lindo vindo de um ser iluminado. Tudo o que ela deixou terá continuação”, garantiu uma de suas netas, Maria Abadia Vieira Cruz. Hoje, o Lar da Caridade atende a 3.600 pessoas mensalmente e gasta mais de R$ 120 mil por mês para a manutenção de seus projetos sociais.”


Os alunos estão muito felizes com a oportunidade de conhecer seus familiares de perto e saber um pouco mais dessa história de luta, amor e humanidade.

 Trecho retirado da reportagem “Morre Dona Aparecida do Pênfigo”, de 23/12/2009, do JM Online.
(Escrito por Daniella dos Anjos e Maria Madalena Silva.
Publicado por Daniella dos Anjos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário